Postagens populares

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração

 SOBRE TUDO QUE SE DEVE GUARDAR , GUARDE O CORAÇÃO , PORQUE DELE PROCEDEM A FONTE DA VIDA
PROVÉRBIOS 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23

(1) O coração é o centro do intelecto. As pessoas sabem as coisas em seus corações (Dt 8.5), oram no coração (1Sm 1.12,13), meditam no coração (Sl 19.14), escondem a Palavra de Deus no coração (Sl 119.11), maquinam males no coração (Sl 140.2), guardam as palavras da sabedoria no coração (4.21), pensam no coração (Mc 2.8), duvidam no coração (Mc 11.23), conferem as coisas no coração (Lc 2.19), crêem no coração (Rm 10.9) e cantam no coração (Ef 5.19). Todas essas ações do coração são primordialmente fatos a envolver a mente.


(2) O coração é o centro das emoções. A Bíblia fala a respeito do coração alegre (Êx 4.14), do coração amoroso (Dt 6.5), do coração medroso (Js 5.1), do coração corajoso (Sl 27.14), do coração arrependido (Sl 51.17), do coração ansioso (12.25), do coração irado (19.3), do coração avivado (Is 57.15), do coração angustiado (Jr 4.19; Rm 9.2), do coração gozoso (Jr 15.16), do coração pesaroso (Lm 2.18), do coração humilde (Mt 11.29), do coração ardente pela Palavra do Senhor (Lc 24.32) e do coração perturbado (Jo 14.1).Todas essas atitudes do coração são, antes de tudo, de natureza emocional.

(3) Por fim, o coração é o centro da vontade humana. Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena (Êx 4.21), do coração submisso a Deus (Js 24.23), do coração que decide fazer algo para Deus (2Cr 6.7), do coração que se dedica a buscar o Senhor (1Cr 22.19), do coração que deseja receber as bênçãos do Senhor (Sl 21.1-3), do coração inclinado aos estatutos de Deus (Sl 119.36)





No hebraico o termo usado é “lebh” ou “lebhabh” cujo sentido, além do significado fisiológico, indica o homem interior, a volição humana, as aspirações, a mente ou a razão do homem. O que nos dias atuais atribuimos ao cérebro como o responsável por essas características humanas, o judeu entendia que era o coração o centro de tais aspectos do homem. Empregados em conformidade com tal significado citamos os textos de Gênesis 6:5 - “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” e Salmos 19:14 - “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”.
No Novo Testamento exitem três referências a Deuteronômio 6:5, citadas por Jesus, e que estão nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, empregando as mesmas palavras: coração, alma e força, porém acrescentando a palavra entendimento/pensamento, conforme listado abaixo:

Mateus 22:37: Coração (kardia) , Alma (psychê) e Pensamento (dianóia)

Marcos 12:29: Coração (kardia) , (psychê), Entendimento (dianóia) e Força (ischus)

Lucas 10:27 : Coração (kardia) , Alma (psychê), Entendimento (dianóia) e Força (ischus)


Kardia é a palavra grega para coração e que possui significado semelhante ao do hebraico: homem interior, fonte dos pensamentos, da inteligência, da vontade e da consciência. Nesse momento o que se questiona é que se o significado é tão similar à palavra hebraica por que houve o acréscimo das palavras entendimento/pensamento nos evangelhos citados acima? Na verdade coração e entendimento estão intimamente ligados. O termo utilizado em grego para entendimento é a palavra “dianóia”, combinação de outros dois termos gregos: “dia” que significa “através de” e “noús” que significa “mente”. Dianóia é traduzida então como a habilidade de racionar. Assim noús é capacidade de gerar pensamentos e parte integrante de Kardia que é a fonte, a mente. Aqui vê-se a necessidade dentro da língua grega de utilizar duas palavras para apresentar a idéia que no hebraico era expressa apenas pela palavra lebh. Em João 12:40 encontramos um exemplo que reforça o emprego desses dois termos gregos; usando o verbo derivado de noús mais a palavra coração temos: “noêsôsin têi kardíai” cuja tradução é compreender com o coração.




Mateus 12:34
"Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca."


Mateus 12:35
"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más."
Menandro, havia dito: "Pode-se conhecer o caráter de um homem por suas palavras." O que está no coração só pode sair à superfície por meio das palavras. O homem só pode tirar a lume por seus lábios aquilo que tem em seu coração. É algo evidente que não há nada tão revelador como as palavras. Não precisamos falar muito tempo com alguém para descobrir se sua mente é pura ou não. Não precisamos ouvi-lo durante muito tempo para descobrir se tem uma mentalidade generosa e amável ou uma mente cruel, indiferente, crítica. Não precisamos ouvir durante muito tempo a alguém que prega ou ensina para descobrir se sua mente é clara e lúcida ou confusa e complicada. Revelamos continuamente o que somos mediante o que dizemos.

Plummer: "A palavra que se diz com muito cuidado pode ser uma hipocrisia calculada." Quando alguém está em guarda de maneira consciente, terá muito cuidado com o que diz e como o diz. Mas quando não se cuida, quando não se preocupa com o que diz, suas palavras revelam sua personalidade. É muito possível que as palavras que um homem pronuncia em público sejam finas e nobres, e que suas conversações particulares sejam grosseiras e injuriosas. Em público escolhe com cuidado o que diz, em particular deixa cair todas as barreiras e de seus lábios pode sair qualquer tipo de palavras. O mesmo acontece com a ira: os homens dizem o que pensam realmente quando sentarem ira, dizem o que gostariam de dizer durante muito tempo mas o frio controle da prudência o impediu. Mais de uma pessoa é um modelo de cortesia e encanto em público, quando sabe que o observam e se cuida com esmero do que diz. Enquanto que em sua casa é um horrível exemplo de irritabilidade, sarcasmo, mau humor, protesto, e tudo porque considera que não precisa cuidar-se porque não há ninguém que o observa. É algo humilhante, e ao mesmo tempo é uma advertência, recordar que as palavras que mostram o que somos são as que pronunciamos quando baixamos a guarda.

Pitágoras, o filósofo grego, disse: "Deves preferir atirar uma pedra por equívoco antes que pronunciares uma palavra por equívoco." Uma vez proferida a palavra que fere ou suja, não há nada que a faça voltar atrás, e segue um caminho de destruição, em qualquer lugar que for.

na bíblia o Senhor Deus  diz:  

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Provérbios 18:21

muitos estão mais matando do que vivificando, parece que é mais fácil falar mal do que tecer um elogio.

terça-feira, 24 de julho de 2012


MINISTRAÇÃO PASTOR ADELINO

Um breve comentário sobre Marta e Maria


Marta e Maria

38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.



Quero falar sobre a qualidades destas duas mulheres , más também do erro de uma delas, que nos faz meditar sobre a nossa conduta como cristão.


Marta :

recebeu Jesus em sua casa, como muitos de nós , foi uma boa anfitriã, porém , ficou distraída em seus serviços , preocupada em terminar seus afazeres do lar, quem sabe julgava que suas ocupações eram mais importantes que a presença do mestre em seu lar.

Queria mostrar que no requisito arrumação de casa ela era exemplar, era extremamente ocupada, .

Será que ela queria chamar a atenção do mestre?

Querendo dizer : mestre Eu sou trabalhadora, você esta vendo o que estou fazendo, não tenho tempo de falar com ninguém, em primeiro lugar é a minha casa, minhas obrigações se sobrar tempo vou falar com Deus, se sobrar tempo vou ajoelhar caso contrário tudo bem

Deus esta vendo o meu esforço, meu tempo é pouco , não tenho tempo para nada!!!!

É o filho , o esposo, a esposa, o patrão, a escola, a faculdade , o noivado , o casamento, é o meu lazer, meu horário do café, do almoço, do jantar, etc....



quantas desculpas temos para Deus, quantas vezes estamos como Marta, não damos a devida atenção ao convidado especial, achamos que Ele é tão especial que tenho de mostrar meus dotes, meus talentos, minhas obrigações, achando que assim estamos agradando a Ele. E brigamos como se estivéssemos com toda razão do mundo, Marta , começou a questionar a atitude da Maria, que assentou para ouvir o mestre.

como se a intenção de Maria fosse dizer:

 Para ouvir tua voz, Eu paro tudo!!



Assim tem que ser nossa vida, Eu sei que estou cansado más não posso ir para cama sem ouvir tua voz, não posso levantar e fazer minha atividades minhas obrigações sem antes ouvir tua voz, minha alma tem sede do Deus vivo, Assim como meu corpo necessita de nutri entes para poder se loco-mover, para andar , correr, pular, trabalhar, assim minha alma necessita de Ti, da tua presença, do teu mover.



Infelizmente não temos tido tempo para copiar a atitude de Maria, somo imediatismo, avarentos, parece que nunca estamos satisfeito com o que temos , com o que possuímos , queremos mais e mais .

Não temos com o que andar ou passear compramos uma bicicleta não esta bom, queremos uma moto compramos uma moto não esta bom , queremos um carro compramos um carro não esta bom queremos um mais novo, e assim somos reféns de nossa cobiça.

Paulo diz aos felipenses: aprendi a contentar-me com que tenho, nós não aprendemos esta lição.


Maria assentou-se aos pés de Jesus.

Maria não perdeu tempo , ganhou tempo.

Maria não era preguiçosa , era atenciosa, não era hora de distrair, e sim ficar atraída pela palavras de Jesus.

Maria não foi a louca , foi a sábia.

Maria não foi exemplo de desatenção e sim de prudência.


Que possamos seguir o exemplo dessa mulher , que assentou para ouvir o mestre.

esta parte não pode ser tirada.

casa pode ser vendida, podemo bater o carro ou moto etc..

poder perder nossa companheira(o) , podemos perder nossos filhos infelizmente estamos sujeito a tragédias, embora oramos pedindo Deus o livramento  a cada momento, más ainda assim estamos sujeitos, partes que podem ser tiradas,  Mas aquela que Maria colocava no coração esta não pode ser tirada.


que você possa atentar para a melhor parte.

Deus abençoe sua vida 

ore pelo ministério Vida Plena.





sábado, 25 de fevereiro de 2012

INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO

Lembrai-vos da Mulher de Ló (Lucas 17:32)
queria falar um pouco sobre esta mulher  , que Jesus usou como exemplo para nosso alerta,
é interessante quando vemos alguns exemplos de pessoas na biblia , pessoas que foram benção na mão de Deus , que deixaram um legado que faz jus ao nome e ao testeunho, que nos edificam quando fazemos menção, quantos herois da fé que já fiz ministração a respeito deles, vizando o grande exemplo , que deixaram, dignos de ser colocados em galerias de heróis .
o escritor aos Hebreus chega a mencionar que somos indignos de tais homens e mulheres (Dos quais o mundo não era digno), Hebreus 11:38.
personagens que creio Eu, Deus se alegrou pelo apego e dedicação de tais aos mandados de Deus.
más quando ministrei sobre a Mulher de Ló , não foi possível mencionar a caminhada de sucesso, a fidelidade, o caráter, a postura, a sabedoria, a virtude, o amor a Deus, a dedicação ao chamado de Deus, não foi possível citar predicados que levaram algumas mulheres no passado.
 más Jesus disse Lembrai-vos da mulher de Ló.
 uma mulher que não deu valor a salvação , porque estava apegada ao mundo , não consseguir deixar de olhar para onde estava o coração Dela, esta escrito:   Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 
Mateus 12:34.

pelo jeito a mulher de Ló, ja havia preenchido o coração dela com outras coisas que pelo ver não era a vontade de Deus, quando foi convidada a sair da  daquela cidade que foi desaprovada por Deus , parece que Ela ficou decepcionada , também  como abrir mão de onde esta o coração , como esquecer uma vida para trás, o que será que passou na mente daquela mulher, não quero ser juiz más por favor me permita conjecturar
minhas amigas estão todas aqui,
minha casa, minhas roupas,
minhas festas, minhas conversas no final da tarde, meus assuntos íntimos que comecei a falar com aquela....
pobre mulher de Ló, foi influenciada pelo ambiente, Eu digo temos influencia e não sermos influenciado.
quando deixamos o manancial e cavamos cisternas rotas que não retem água, o fim é bem parecido com a da mulher que trocou a benção pela maldição, o caminho apertado pelo caminho largo,  não fi como a mulher virtuosa, que triste exemplo  , quando olhamos para a mulher de Ló , vemos derrota, vemos infidelidade, desobediência, frustração, decepção ...

Porém ao olhar para mulher de Ló vemos que devemos agir com Fidelidade com Deus, vemos que devemos ser sóbrios, vigilantes, perseverantes , constante no Senhor , e propor no coração como Daniel na deportação para Babilônia, assentou no coração não participar dos manjares do rei, quantas iguarias o príncipe deste seculo preparou para nos oferecer?
quantos convites voce tem recebido pelo principe deste século?
quantas iguarias tem te oferecido, é uma questão de escolha, Deus não te obriga a o seguir, más se você assim o faz terá motivo para jubilar na presença Dele.
a tristeza da lugar a alegria, a aflição da lugar a paz, o choro da lugar  ao sorriso.